Viagem a Timor Leste:


Isto porque é um a ilha na Ásia, perto da Oceania: deve ser interessante, conhecer uma cultura diferente da nossa! pelo que conheço através das notícias na televisão, é realmente um povo diferente do nosso, embora tenha sido colonizado por nós portugueses, mas têm a sua cultura. 




É radiante quando nós visitamos uma nação e que ouvimos falar português, chegamos a ficar comovidos.
Já estive na Malásia, na antiga capital deste país, ou seja em Malaca que já foi portuguesa há alguns séculos passados, ainda ouvi algumas pessoas desta cidade, falar português.



Foi uma emoção muito grande, e fomos recebidos com a nossa música folclórica.
Não sei mas o próprio clima de Timor Leste creio que será quase tropical além disso eu como sou caminheiro montanhista, com certeza gostaria de fazer umas caminhadas naquelas montanhas.


Mas agora apesar de tudo estão com alguma sorte porque segundo as informações, são possuidores de petróleo; e também porque aquela terra é bastante fértil, onde plantam café que está a ser uma boa fonte de riqueza.



Se o nosso grupo de montanha tivesse a ideia de fazer esta viagem, seria muito melhor porque juntos se tornaria mais fácil tanto para se conhecer melhor as montanhas como também para passarmos melhor o tempo.





Se fosse pelo menos um grupo de dez pessoas, já se tornaria mais fácil, porque parece que quando viajamos em grupo estamos em casa.



Não queria deixar de fazer esta viagem que deve ser fantástica, tenho este desejo há muitos anos; quero ver se consigo fazê-la até porque é sempre aventura.




Este povo é muito valente, porque depois de ficar sobre o domínio da Indonésia, conseguiu dar a volta à situação com a nossa ajuda e de outras nações, ou seja das nações unidas, tornar-se totalmente independente. 



Este grande guerreiro que vemos na foto acima, Chama-se Xanana Gusmão: que hoje é o presidente desta república, foi sem dúvida um homem com H maiúsculo. 


Nunca cedeu aos indonésios mesmo sabendo que iria ser executado, depois de ter estado preso tantos anos, mas conseguiu aquilo que desejava; ver seu povo liberto das garras daqueles seus vizinhos que tentaram se apoderar deste território que nunca foi deles. 




Durante esse tempo todo não estavam na disposição de ceder ao povo deste território tão pequenino, a liberdade de ser independentes, como qualquer outro povo que tem esse direito a viver sem estar a ser humilhado como foram durante tantos anos sem se poder manifestar contra estes intrusos.



Por outro lado na altura da descolonização, Portugal deixou-os à deriva sabendo que estes não tinham condições de se tornar independentes, estando sozinhos num lugar tão longe e sem recursos para se conduzir a uma independência.


Segundo as informações o café produzido neste pequeno país, é dos melhores do mundo em qualidade nós estamos a consumir este produto através do importador José Nabeiro de Campo Maior.




Estão a desenvolver a agricultura, semeando e plantando todos os produtos que esta terra e o clima lhes oferece.




O que para nós portugueses nos enche de satisfação, por ter sido a colónia mais longínqua que possuímos na altura da colonização e que o seu povo apesar de saber que foram por nós abandonados, continuam a falar a língua de Camões.



                                                                                                               
Publicado por

Arlindo Barbosa




Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Sr.Henriques. Mas na realidade eu gosto deste tipo de trabalho: por isso quem anda a gosto não cansa.

      Eliminar
  2. As suas mensagens dão vontade de fazer as malas, Sr Arlindo!

    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue